Instruções do Exame

Plasmodium falciparum Anticorpos IgG

Instruções para paciente

O Plasmodium falciparum é uma das principais espécies de protozoário parasita causadores de malária.
A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada de uma fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
O ciclo de transmissão se inicia quando o mosquito pica um indivíduo com malária, se alimentando do sangue contaminado com plasmódios. Os parasitas se desenvolvem e se multiplicam dentro do organismo do inseto, e o ciclo se completa quando o mosquito infectado pica um novo indivíduo, levando os parasitas de uma pessoa para outra.
Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, normalmente em períodos cíclicos, além de náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Nos casos mais graves, os pacientes podem apresentar prostração; alteração da consciência;
dispnéia ou hiperventilação; convulsões; hipotensão arterial ou choque; hemorragias, entre outros.
No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região amazônica.
Como não existe vacina contra a Plasmodium no Brasil, a melhor forma de prevenção é evitar o contato e a procriação dos mosquitos Anopheles: utilizando telas mosquiteiras, evitando deixar água parada, criando e fazendo manutenção do saneamento, eliminando possíveis criadouros de larvas.
A detecção do Plasmodium falciparum normalmente é feita através da observação microscópica do protozoário ou por ensaio imunocromatográfico.
Este exame pesquisa somente anticorpos IgG.